Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
6 resultado(s)
1
Resumo

A iniciativa Green Button é um esforço liderado pela indústria para responder a uma chamada de ação da Casa Branca (EUA) para fornecer aos clientes das geradoras e distribuidoras de energia um acesso fácil aos seus dados de uso de energia, em formato amigável para o consumidor e para máquinas. A medida que a energia vai sendo consumida uma grande quantidade de informações acerca desse consumo vai sendo gerada. A iniciativa indica que se os consumidores conhecerem melhor seu perfil de consumo, podem economizar recursos e também contribuir para que o país acelere em projetos de sustentabilidade. Países como EUA, Canadá, Austrália e alguns da Europa já aderiram a essa iniciativa, entretanto ainda há necessidade de melhorar a estrutura e o modelo de dados para que seja possível constituir aplicações que favoreçam o acesso aos dados pela comunidade em geral. O objetivo principal desta pesquisa é propor e desenvolver um modelo de aplicação de Linked Data Services, baseado em uso de ontologias, inferências e melhores práticas do Linked Data e tecnologias da Web Semântica, para conversão sistemática de grandes volumes de dados energéticos (Big Data), baseados na iniciativa do Green Button, para datasets de dados semânticos, enriquecidos e ligados a outros conjuntos de dados disponíveis. A pesquisa proposta caracteriza-se como um estudo descritivo e analítico, baseado em estudo bibliográfico e com parte do desenvolvimento exploratório, na proposição de um modelo de aplicação. Espera-se como resultado o oferecimento de um framework que facilite o processo de consumo dos dados pela comunidade civil, com máximo de significado e semântica possível, assim como buscar transferência tecnológica de conhecimento acerca do uso de dados energéticos, que possam alavancar pesquisas similares em futuro próximo no Brasil. (AU)

Resumo

No Ensino Superior, não somente as formas de ensinar mudaram drasticamente nos últimos anos, mas também seu o papel na sociedade e na economia, que continuará a mudar significativamente, competindo globalmente por estudantes, projetos acadêmicos e financiamento. Em relação a este cenário, as universidades supostamente precisam tanto de estratégias digitais quanto de negócios para permanecerem relevantes e aproveitarem os novos recursos digitais para diferenciar-se por meio de novos e emergentes modelos de negócios. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo identificar semelhanças e diferenças entre as estratégias, modelos de negócio e práticas para a transformação digital no ensino superior considerando Instituições de três países: Brasil, Alemanha e África do Sul. A metodologia de pesquisa se baseia em múltiplos estudos de caso envolvendo a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), a Neu-Ulm University of Applied Sciences (Alemanha) e a Faculty of Economic and Management Sciences, University of the Western Cape, (South Africa). Como resultados, espera-se contribuir nas perspectivas acadêmica e de negócios. Sob o ponto de vista acadêmico, contribuindo com o corpo teórico a respeito de business analytics, principalmente sobre academic analytics e, para a área de negócios para melhor entender a transformação digital que afeta o ensino superior, bem como seus impactos e consequêcias. Por fim, esta proposta pretende atender o escopo do acordo de interesse pesquisa conjunta entre os estados de São Paulo e Baviera. (AU)

Resumo

Os professores e demais profissionais da educação têm mostrado uma lacuna na sua formação no que diz respeito às temáticas que envolvem a sexualidade e a educação sexual. Aprender sobre estes assuntos faz parte dos direitos do ser humano, e a escola é um lugar profícuo para a realização dos mesmos, visto que é no ambiente escolar que os alunos vão construir suas identidades individuais e de grupo, e podem também exercitar o direito e o respeito às diferenças. Um dos motivos pelos quais essa educação não tem acontecido, é pela falta de formação do disseminador do conhecimento, ou seja, os professores e demais profissionais da educação. Uma das maneiras de atender a esta necessidade no que tange a formação em sexualidade é através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que dão suporte às comunidades virtuais de aprendizagem e propiciam meios e ferramentas que podem ajudar a sanar/amenizar a dificuldade em relação a este assunto. O presente trabalho pretende realizar um mapeamento dos cursos a distância de formação inicial e continuada que usam as TICs como recuso, que existem em Portugal, e posteriormente fazer comparação com o que tem sido feito no Brasil. A metodologia é qualitativa, de cunho bibliográfico. Pretende averiguar o enquadramento e o contexto em que estes cursos foram elaborados e implementados; conhecer suas particularidades, objetivos, aspectos que foram trabalhados em cada um deles e averiguar se existem semelhanças e diferenças entre os programas de Brasil e Portugal, e quais são elas. (AU)

Resumo

O objetivo deste estudo será traduzir e adaptar culturalmente para a língua portuguesa do Brasil o Baby Boy Jones, um caso clínico interativo utilizado como estratégia de ensino sobre assistência de enfermagem neonatal. O Baby Boy Jones, desenvolvido por pesquisadoras que são docentes de uma escola de Enfermagem norte-americana, tem como foco o ensino de conteúdos relacionados à assistência em caso de infecção neonatal, seguindo a proposta da Aprendizagem Baseada em Casos. Para viabilizar esta estratégia de ensino, utilizaram o software educacional SoftChalk®. A tradução e a adaptação cultural seguirão as diretrizes da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos: ocorrerá a tradução inicial do conteúdo do caso clínico, do Inglês para o Português, de forma independente por dois tradutores; depois a síntese das duas traduções gerará uma versão que sofrerá retrotradução para o Inglês. A versão retrotraduzida sofrerá revisão por um comitê de juízes, para que avaliem a equivalência entre versão original e final, bem como das ferramentas utilizadas ao longo da apresentação do caso clínico pelo software. Após os ajustes recomendados, ocorrerá o teste da versão pré-final junto a alunos de graduação em Enfermagem para avaliar compreensão e clareza do conteúdo. Todas as recomendações éticas em pesquisa serão seguidas. A percepção sobre os caminhos trilhados na resolução de problemas propicia o aperfeiçoamento do raciocínio clínico, o que pode ser promovido pelo uso deste caso clínico interativo, tanto junto aos alunos de graduação em Enfermagem quanto a enfermeiros. Assim, casos clínicos interativos podem ser um reforço valioso aos esforços de propiciar aprendizado significativo e consistente em Enfermagem, visto que há necessidade de vivências repetidas, nem sempre garantidas pelas atividades acadêmicas. (AU)

Resumo

No contexto dos extraordinários desenvolvimentos das tecnologias da informação, os chamados Sistemas de Informações Geográficos (SIGs) têm sua utilização cada vez mais generalizada, disseminada e diversificada. Sua identidade tecnológica reside na capacidade de incorporar a dimensão espacial em análises nas quais ela tem importância central. No entanto, seu uso em investigações históricas é ainda bastante incipiente, tanto em relação ao que se dá em várias outras áreas do conhecimento, como em contraposição com a sistemática pertinência de questões ligadas ao espaço nos estudos do passado. No âmbito da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, um grupo de pesquisadores persegue a exploração das possibilidades do uso dessa tecnologia em estudos históricos. O presente projeto propõe um estágio de pesquisa junto ao Departamento de História e ao Laboratório de História Espacial da Universidade de Stanford, com o objetivo de conhecer a metodologia ali aplicada na construção de SIGs históricos e os principais projetos que dela façam uso. A busca de um centro de excelência na área tem o objetivo de fornecer uma capacitação qualificada do proponente e de sua equipe, de forma a amplificar as condições de superação dos desafios implicados em iniciativa ao mesmo tempo inovadora e promissora. (AU)

Resumo

A presente proposta apresenta um projeto de pesquisa junto ao Politécnico de Milão, com duração de dois meses, que envolve estudos sobre as estratégias para a utilização eficaz da Tecnologia da Informação (TI) adotadas em empresas italianas em comparação com as práticas das empresas brasileiras. Esta pesquisa visará complementar o modelo para a avaliação da eficácia estratégica da TI nas organizações, em desenvolvimento no projeto regular de pesquisa 02/01522-6. Haverá particular interesse nas aplicações de TI voltadas à inter-relação entre empresas, como é o caso de aplicações voltadas ao chamado "comércio eletrônico". Este projeto envolverá o desenvolvimento de estudo de caso, visando o conhecimento de práticas de alinhamento estratégico entre TI e negócios em um contexto de redes. (AU)

|
6 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção